Tudo sobre condensação nas janelas e como se livrar dela

condensacao-janelasPara muitos proprietários, o início da temporada de inverno significa finais de dia acolhedores passados em frente de uma lareira, noites estreladas frias, e … condensação nas janelas.
Mesmo que possa apreciar as mensagens “Eu gosto muito de ti, mãe!” escritas no vidro interior da sua janela, estas mensagens são uma indicação de que algo precisa ser ajustado em sua casa.

Condensação na janela pode ser causada por janelas de um painel antigas ou pode ser falta de fluxo de ar através de uma superfície da janela que está coberta por cortinas ou persianas. Seja qual for a razão, é um problema que você vai querer resolver, porque o excesso de humidade absorvida pelas suas paredes pode trazer problemas de mofo e bolor. Felizmente, a condensação da janela é uma situação fácil de resolver.

O que é a condensação?
Lembra-se de aprender sobre condensação nas suas aulas de Ciências da Natureza. A água pode ser sólida, líquida ou um gás/vapor em função da sua temperatura. A condensação ocorre quando a água no seu estado de vapor entra em contacto com uma superfície cuja temperatura é inferior à do ar envolvente. O ponto quando a água passa do estado de vapor para líquido depende do “ponto de condensação”. O “ponto de condensação” é um alvo em movimento, pois a temperatura do ar quente retém mais humidade que o ar frio. Isto faz com que a diferença entre um dia quente e húmido onde o vapor de água permanece no ar, ou num dia de chuva e fria onde o vapor de água é convertido num líquido e cai das nuvens em forma de chuva.
A temperatura externa cai, enquanto que a temperatura interior de sua casa permanece quente do aquecimento, o ar quente carregado de água se encontra com a superfície fria da janela e, voila! O resultado é a condensação.

Como podemos controlar a Condensação?
Condensação nas janelas nem sempre é um sinal de janelas mal fabricadas, como as pessoas podem erradamente afirmar. Na verdade, pode ser um sinal de quão eficientemente selada se encontra a sua casa. Se a sua casa está devidamente fechada, está a manter todo o ar quente e húmido no interior.

Aqui estão algumas dicas simples que irão mitigar seu interior janela condensação:

1. Certifique-se de suas superfícies das janelas interiores têm acesso a circulação do ar quente, mantendo cortinas e persianas abertas de tempos em tempos.

condensacao-janelas2. Por vezes é bom ser mais conservador com o termostato, mantendo-o mais baixo irá evitar que o ar seja capaz de reter vapor de água e irá converter-se em condensação nas suas janelas e espelhos.

3. Ligue os exaustores das suas casas de banho e cozinhas, quando está a trabalhar com água morna/quente ou a cozinhar no fogão para ventilar e controlar o excesso de humidade.

4. Quando a temperatura é um pouco mais quente lá fora, abra uma janela ou duas para que o ar seco do exterior possa entrar e forçar a saída de um pouco do ar quente e húmido.

5. Compre um higrômetro, este é um instrumento que monitora os níveis de humidade, ou outro equipmanento que apresente a mesma função. A sua casa deve permanecer entre 35 – 40% de humidade, na maioria dos casos.

6. Invista num desumidificador para regular os níveis de humidade do ar interior. Pode comprar numa grande superfície ou junto do seu fornecedor de equipamentos destinados ao conforto ambiental interior adquirindo o que melhor se adequa ao sistema já existente em sua casa.

7. Use as ventoinhas de teto ou de chão, ou considere a instalação/compra de algumas, caso não tenha nenhuma. Elas vão manter o ar quente a circular, inclusivé sobre a superfícies das janelas e impede a condensação.

8. Se verificar condensação nas suas janelas de correr ou de abrir, use um pano limpo e seco para limpar e evitar que o excesso de humidade chegue até às paredes circundantes.

Mesmo as janelas de melhor qualidade podem ter condensação de vez em quando, caso a humidade interior de uma casa não seja controlada, mas os passos acima podem ajudar as janelas a permanecem sem condensação.

Obrigada pelo seu tempo na leitura deste artigo.
Contacte a Pinhalfer através do 274 671 380 ou envie-nos um email para geral@pinhalfer.pt.
Pode também visitar-nos para obter um atendimento personalizado na Zona Industrial Lote 4 em Proença-a-Nova (6150-516).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s